quarta-feira, 26 de setembro de 2018

UMA LISTA - Os melhores HOSTELS da EUROPA (pt. 1)


Caros viajantes!

Numa viagem, o lugar em que vocês se hospeda é uma parte importante da experiência. Que tal então se ele for confortável e barato, e você ainda puder se divertir e conhecer gente do mundo todo?!
É por isso que, com frequência, recebo pedidos de indicações sobre hostels (principalmente na Europa), porque muita gente já sabe que é neles que você pode encontrar tudo isso... Então, pra facilitar a vida de todo mundo (inclusive a minha), resolvi fazer UMA LISTA com as melhores opções do continente! 😃

Na verdade, inicialmente eu tinha pensado em listar os melhores hostels do mundo, mas logo mudei de ideia porque percebi que isso seria um tanto pretensioso... Afinal, ainda que esse tipo de hospedagem realmente seja muito mais difundido na Europa (continente que eu já explorei bem), certamente também há vários hostels excelentes em outras regiões do planeta, que eu simplesmente não conheci! Ao mesmo tempo, ao fazer uma listagem preliminar, eu constatei que quase todos os melhores hostels em que eu já fiquei estão localizados, de fato, no continente europeu...

As 2 grandes vantagens de se hospedar em hostels são, realmente, o preço, que é quase sempre bem menor que os dos hotéis, e a chance de conhecer pessoas do mundo inteiro, que muitas vezes acabam se tornando seus amigos - e isso acontece ainda mais facilmente quando você está viajando sozinho, já que boa parte de quem fica em hostels também são "viajantes solo"!

Assim, nesta 1ª parte do artigo, trago 5 dos melhores hostels europeus (mais 3 "Menções Honrosas"), considerados todos os quesitos: preço, conforto, localização, estrutura/instalações, limpeza, atendimento, serviços, atmosfera, etc... Enfim, o melhor CUSTO-BENEFÍCIO!

Eles NÃO estão rankeados, não só porque fazer isso é extremamente difícil de fazer quando todos têm uma altíssima avaliação geral, mas também porque vários dos hostels têm peculiaridades especiais, sem paralelo nos demais pra fins de comparação.
Portanto, a sequência é aleatória, havendo apenas uma divisão por país e cidade, ambas em ordem alfabética - sendo que hoje, além desta Introdução, vou falar dos únicos que têm mais de 1 hostel neste "Top 10 + 6 Menções Honrosas" (EspanhaItália e Portugal), enquanto que na 2ª parte do artigo, abordarei os 5 hostels e as 3 "Menções Honrosas" finais - os quais estarão distribuídos por outros 8 países diferentes!

É importante destacar que eu não estou ganhando NADA pra falar bem desses hostels! Eles estão sendo citados aqui simplesmente porque eu acho que merecem, já que fiquei em todos e, com base em toda a minha experiência em viagens, são lugares que realmente me deram uma ótima impressão. O único lucro que eu posso vir a ter por indicá-los é uma pequena comissão, caso você reserve sua hospedagem em algum deles através dos links do Booking que estão na descrição de cada hostel - salientando que você não paga absolutamente nada a mais por isso (conforme expliquei em maiores detalhes no artigo PARCERIA: Cidadania Mundial & BOOKING.COM)! 😉

Um último esclarecimento: não escrevi tantos detalhes sobre cada hostel porque isso você mesmo pode conferir dum jeito bem mais prático, acessando esses mesmos links. Da mesma forma, entrando neles, você também pode ver várias imagens (eu tinha bem poucas fotos próprias dos hostels, então também tirei de lá as que coloquei aqui)!
Mas FIQUE TRANQUILO, afinal: no "Top 10", só há hostels para os quais eu dou notas altas em absolutamente TODOS os quesitos, sendo que os 6 mais especiais estão marcados com isso: DESTAQUE!; e nas "Menções Honrosas" estão hostels que também são excelentes, mas que só não têm uma nota geral "100%" por causa de algum pequeno detalhe não tão favorável.

Dadas todas as explicações, vamos à 1ª parte de UMA LISTA com os melhores hostels da Europa! 😃



* * *



ESPANHA

01 - Barcelona: ROOM 018 BCN. Ainda que fique um pouco escondido e não muito perto da maioria das principais atrações da capital catalã,  há uma estação de metrô bem próxima deste hostel. Além disso, ele está localizado num quarteirão tranquilo e a uma curta distância a pé do Estádio Camp Nou, do Barcelona FC (que é imperdível, sobretudo quando sedia uma partida)! Também merecem atenção a estrutura, que é bem nova e limpa, a boa área social e o café da manhã acima da média.



02 - Madrid: OK HOSTEL. Ele é enorme (para os padrões de um hostel), muito moderno, confortável e limpo; tem funcionários gente finíssima e uma bela área social com um "senhor" bar; e ainda fica numa das melhores regiões da capital espanhola. Tudo isso já rendeu, inclusive, várias premiações internacionais ao OK - que está simplesmente entre os melhores hostels do mundo! Acho que não precisa de mais nada, né? DESTAQUE!





ITÁLIA

03 - Sorrento: SEVEN HOSTEL. Sem dúvida, um dos meus hostels favoritos no planeta - senão o mais! Tão bom, que é o único em que já fiquei 2 vezes (sendo que na 2ª eu realmente MOREI nele, enquanto fazia um curso de italiano na cidade)... Além disso, a foto de abertura do artigo é de lá, justamente da sua maior atração: o enorme terraço de 2 níveis. Como Sorrento não tem prédios, a vista de 360º é espetacular, com montanhas verdes de um lado e o mar do outro! Há também uma grande e bonita área social, com um bar e um restaurante que são baratos e MUITO bons, fora a estrutura moderna e a equipe simpaticíssima. DESTAQUE!





PORTUGAL

04 - Lisboa: WE LOVE F****** TOURISTS. Não se assuste com o nome bizarro! O WLFT é outro que tem várias premiações internacionais, também sendo considerado um dos melhores hostels do mundo - e não é pra menos! A localização perfeita na capital portuguesa, a área social no último andar (com vista para o Castelo de São Jorge), o ótimo café da manhã, as boas instalações, as várias atividades organizadas pela equipe mais gente boa que você pode conhecer e, por fim, o alto astral do lugar, vão fazer com que você não queira ir embora. DESTAQUE!




05 - Porto: YES! PORTO HOSTEL. É um hostel um pouquinho "apertado", mas tudo bem! Ele é moderno, limpíssimo, tem uma ótima estrutura, uma equipe bastante atenciosa e - sobretudo - uma localização ideal, na parte antiga de Porto (bem próxima de pontos turísticos e da principal estação de trem da cidade). Uma bela mão na roda!





"Menções Honrosas":

- Milão (ITÁLIA): GOGOL'OSTELLO & CAFFÈ LETTERARIO. Esse hostel não fica tãaao perto da parte turística de Milão e é preciso caminhar um pouco até a estação de metrô mais próxima, mas ainda assim, a região é tranquila e bem bonita. Além disso, as instalações são novas, o atendimento é de primeira e há um bom café da manhã!


- Napoli (ITÁLIA): NEAPOLITANTRIPS HOSTEL & BAR. Muito bem localizado na capital da Campania, esse hostel tem uma incrível área social, com um belo bar e uma parte interna e outra externa! Quase todo dia rola festa, mas se você der o azar de ficar num quarto muito próximo dela (como eu dei), será praticamente impossível dormir por causa do barulho... Pelo menos, o café da manhã é fantástico! Quartos e banheiros "ok".


- Roma (ITÁLIA): LODI. Apesar de atualmente o local se autodenominar um hotel, lá também há quartos como os de hostels. Ele é administrado por uma família de iranianos que te fazem se sentir em casa, mas o grande destaque aqui é mesmo o excelente café da manhã, servido num lindo jardim! É um lugar bem tranquilo, com instalações "ok" e não muito perto das principais atrações da capital italiana, mas recentemente foi aberta uma estação de metrô bem próxima dali.





Até a próxima viagem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios...? Participe comentando aqui! =)