quarta-feira, 2 de maio de 2018

MINI GUIA - A Ilha dos Museus em Berlin (ALEMANHA)


Caros viajantes!

Acredito que não é segredo pra quase ninguém que Berlin é uma cidade com inúmeras atrações - mesmo pra quem nunca esteve lá! Isso porque basta lembrar que, entre outros fatores que fazem essa cidade ter tanta coisa interessante pra conhecer, ela é a capital do país que tem a economia mais forte da Europa (a Alemanha), foi o epicentro da 2ª Guerra Mundial e na sequência esteve dividida por um muro durante décadas, que separava o ocidente capitalista do oriente comunista!

Toda essa "vocação" histórica e cultural de Berlin ainda é reforçada por grandiosas salas de concertos e principalmente, por museus A RODO espalhados pela cidade - ou seja, um prato cheio pra quem gosta de História, artes, antiguidades e afins! 😃
E onde a maioria dos principais deles está concentrada é na Ilha dos Museus (Museuminsel em alemão), uma ilha do Rio Spree (que corta Berlin) considerada Patrimônio da Humanidade da UNESCO e que fica no bairro de Mitte - que na prática, é o centro da cidade.

Nela, estão 5 museus enormes e incríveis, além da fantástica Catedral de Berlin - e você vai conhecer tudo agora, neste MINI GUIA! 😃

Mas antes de começar a exploração, algumas dicas valiosas:

• Quando chegar em Berlin, compre o Museum Pass, que é vendido nos centros de informações turísticas e em diversos outros lugares da cidade; ele dá acesso a dezenas de museus e outras atrações, por um preço MUITO menor do que se você comprar cada ingresso separadamente!

• Informe-se com antecedência sobre os horários, dias e condições de visitação, porque a Ilha dos Museus está permanentemente em obras (sendo que as restaurações por causa da destruição da 2ª Guerra Mundial terminaram só há poucos anos!), o que pode afetar seus planos.

• Quanto tempo é preciso pra conhecer tudo? Bom, eu e meu brother conseguimos "matar" os 5 museus em 1 dia inteiro, começando de manhã e terminando à noite, e encaixamos a Catedral num dos outros dias que ficamos em Berlin. Mas vale dizer que visitamos primeiro o Pergamon e o Neues, gastando mais tempo neles, enquanto nos outros 3 vimos tudo num ritmo bem acelerado. Portanto, se você quiser conferir 100% da ilha com calma, o mínimo necessário são 2 dias inteiros!

Agora, falando especificamente de cada canto da Ilha dos Museus...



PERGAMONMUSEUM

O Pergamon é o maior e mais visitado museu de Berlin, além de provavelmente ser o mais impressionante da ilha, com MUITA coisa das antigas civilizações que habitaram lugares como Suméria, Assíria, Babilônia, Grécia Antiga e o Império Romano! Os principais destaques são 3 portais colossais que foram recuperados em seus lugares originais e remontados aqui dentro: o de Ishtar (Mesopotâmia), o do mercado de Mileto (romano) e o de Pérgamo (grego, que dá nome ao museu). Há, também, um belo acervo de arte islâmica.

O milenar portal do mercado romano de Mileto
Parte do portal babilônico de Ishtar (à época, em restauração)
Uma das paredes do lindo corredor que leva ao portal de Ishtar (e integra o conjunto)
Já ouviu aquela frase "olho por olho, dente por dente"? Ela veio daqui: o Código de Hamurabi, da Babilônia, que foi a primeira legislação escrita do mundo! 😃



NEUES MUSEUM

O Neues ("novo") é o museu mais recente da ilha e junto com o Pergamon, é, na minha opinião, o mais legal! Também tem muita coisa da Antiguidade, mas principalmente da Pré-História e, sobretudo, do Egito Antigo: sarcófagos, múmias, paredes de templos, estátuas, papiros, etc... Sem falar, é claro, do famosíssimo busto da Rainha Nefertiti (que infelizmente, não pode ser fotografado)!

Múmias de crianças e outras relíquias egípcias
Quando eu era criança eu pirava em Egito Antigo... Quando eu era criança? 😂
Até percorrer um templo egípcio original é possível fazer aqui!! 😃
Como uma criança na Disney!! Hahaha 😂



BODE-MUSEUM

Localizado na ponta da ilha, o Bode tem esse nome por causa de seu fundador (Wilhelm von Bode) e possui um acervo formado predominantemente por esculturas medievais, de estilos e épocas distintas. Bem interessante... Há também bastante arte bizantina, e pra quem curte (não é o meu caso 😁), uma das maiores coleções de numismática - moedas e medalhas - do mundo!

Pela cara de sono, dá pra ver que o dia dedicado à Ilha dos Museus começou cedo... Ao fundo, o "Bode"! 😂
O imponente hall de entrada do "Bode"



ALTES MUSEUM

O Altes ("velho") é o museu mais antigo da ilha e foi feito para abrigar a maior parte da coleção de relíquias da antiga família real da Prússia (país que deu origem à Alemanha). Nele, o foco é a arte grega, etrusca e romana. São MUITAS estátuas, bustos, vasos e outros objetos decorativos, que compõem um acervo que não deve nada aos vários museus do tipo que existem na Itália!

Percorrendo Grécia e Roma Antigas na... Alemanha! 😃



ALTE NATIONALGALERIE

Guarda uma extensa coleção de pinturas e esculturas europeias do século XIX, com obras de artistas como Monet e Rodin. Eu diria que a Alte Nationalgalerie é o menos imperdível dos 5 museus da ilha, mas se você tem tempo e o Museum Pass, não tem porque não dar uma checada!

Curti demais esse quadro! É bonito, triste e misterioso ao mesmo tempo... Depois, descobri que ele é famoso na Europa; chama-se "A Ilha dos Mortos" e foi pintado pelo artista suíço Arnold Böcklin



CATEDRAL

A "redonda" e belíssima - principalmente por dentro - Berliner Dom é a catedral de Berlin. Não é um templo católico, mas sim protestante luterano. Tem pouco mais de 100 anos, e assim como os museus da ilha, foi bastante afetada pelos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, demandando grandes esforços de restauração. É possível subir na cúpula, de onde se tem vistas sensacionais da cidade! 😃

A fachada da Catedral de Berlin, com a torre Fernsehturm ao fundo
Por dentro da Berliner Dom... Olha o tamanho do órgão!! 😲
Que cúpula!! 😲
Uma das belas vistas que se tem da cúpula da catedral, com a Fernsehturm à esquerda e a Prefeitura de Berlin à direita!



••• "Partiu Berlin"?! Então agora encontre AQUI a melhor opção para a sua HOSPEDAGEM na cidade! •••



Até a próxima viagem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios...? Participe comentando aqui! =)