quarta-feira, 16 de maio de 2018

FORA DA ROTA / MINI GUIA - Joias escondidas de Bangkok (TAILÂNDIA)


Caros viajantes!

O post de hoje tem um pouco de déjà vu... Uma porque este já é o 2º artigo FORA DA ROTA sobre um destino na Tailândia (o 1º foi sobre o maravilhoso arquipélago de Ang Thong); outra, porque assim como no post sobre passeios diferentes em edifícios únicos de Buenos Aires (Argentina), também dessa mesma seção, hoje falarei de atrações "alternativas" de outra metrópole global - um seleto tipo de cidade que, além de ser enorme, tem inúmeros lugares de interesse para seus habitantes e visitantes, dentro de seus limites e também nas proximidades: desde aqueles mais manjados, que todo turista visita (no presente caso, o Palácio Real, o templo Wat Pho, a rua Khao San Road, etc.), até diversos passeios e locais menos conhecidos, que as "massas" ainda não descobriram!

E uma das principais coisas que não faltam em Bangkok, a capital tailandesa, são templos; eles estão por toda parte, e MUITOS deles são realmente espetaculares! Com tanta variedade, fica até difícil escolher apenas alguns pra conhecer...

Em breve, eu publicarei um artigo especial sobre os principais templos de lá, mas enquanto não chega a hora (e também considerando que é fácil achar informações sobre eles na internet), hoje já vou adiantar o "complemento", com um MINI GUIA de outros templos que são verdadeiras joias escondidas de Bangkok e arredores - seja pra quem tem mais tempo de estadia na cidade, ou simplesmente pra quem tem curiosidade e também é fascinado por esse tipo de construção! 😃



WAT RATCHANATDARAM

Em Rattanakosin (o centro histórico de Bangkok), ficam os dois templos mais famosos e visitados de Bangkok (Wat Phra Kaew e Wat Pho), o que leva quase 100% dos turistas a ignorarem este templo muito diferente, que mais parece um palácio. Também conhecido como Loha Prasat, ele é o único templo do mundo com telhado de bronze, e tem 37 torres que correspondem às 37 virtudes que, para o Budismo, levam à Iluminação - sendo que é possível subir na mais alta delas!





WAT BOWONNIWET VIHARA

Paradoxalmente localizado bem próximo da agitadíssima Khao San Road, este templo frequentado quase que exclusivamente por monges guarda algo que eu não vi em nenhum das dezenas e dezenas de outros templos que eu visitei no Sudeste Asiático: uma impactante imagem "dupla" de Buda, que tem cerca de 700 anos; há um menor, na frente, com aquele "olhar superior", e outro maior atrás, "vigiando-o" como se fosse um pai... Muito diferente e interessante!





TEMPLO SIKH GURU TAWAN

A Tailândia é um país budista, mas lá também existem minorias de outras religiões. Uma delas, bem reduzida, é a dos Sikh, uma religião originária da Índia, cujos seguidores em Bangkok se reúnem neste templo - que é o único não-budista deste Mini Guia! Ele é totalmente diferente de qualquer outro que eu conheci: trata-se de um prédio de 6 andares com uma grande cúpula dourada no topo, no qual, pra entrar, você tem que vestir o turbante típico dos Sikhs. É permitido assistir às cerimônias, que também são bem peculiares, com muita música e rituais curiosos... Extremamente interessante!









WAT KALAYANAMITR

Localizado em Thonburi (nome da região a oeste do Rio Chao Phraya, que corta Bangkok), e bem próximo ao majestoso Wat Arun (um dos principais templos da cidade), o Wat Kalayanamitr acaba passando despercebido pela imensa maioria dos turistas que visitam seu vizinho famoso. Justamente por isso, ele é bem tranquilo - o que é perfeito para que você possa contemplar com calma o seu enorme e lindo Buda dourado! Além disso, este templo fica no meio do caminho para o próximo da lista...





WAT PRAYOON

Pra quem já passou pelo Wat Arun e pelo Wat Kalayanamit, não custa nada continuar andando mais um pouquinho no mesmo sentido e visitar este grande templo todo branco, cujo interior da estupa pode ser acessado (algo raríssimo de acontecer)! E visto à noite, iluminado, desde a Memorial Bridge (que fica ali ao lado), o Wat Prayurawongsawat (seu outro nome mais complicado) fica ainda mais bonito!





WAT MUANG (Ang Thong)

Este templo com ZERO turistas fica em Ang Thong, uma cidade a uns 100km de Bangkok (nada a ver com o arquipélago de mesmo nome). Pra chegar lá, recomendo fazer o mesmo que eu e meu primo fizemos: alugar um carro com motorista por 1 dia (não é caro!), indo nesse templo de manhã e nas ruínas de Ayutthaya, a esplendorosa capital do Sião (antigo nome da Tailândia), à tarde - que fica a uns 40km dali e já no caminho de volta pra Bangkok. E por que fazer todo esse rolê? Principalmente, pra ver de perto o colossal Grande Buda da Tailândia, que é uma das maiores e mais impressionantes estátuas do mundo - ela tem o dobro do tamanho da Estátua da Liberdade, em New York, e o triplo do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro!! Além disso, o complexo tem várias outras esculturas interessantes, que representam o Paraíso, o Inferno e as sangrentas batalhas entre os tailandeses e os birmaneses (que há 250 anos, invadiram e saquearam Ayutthaya, forçando a mudança da capital para Bangkok).






••• "Partiu Bangkok"?! Então agora encontre AQUI a melhor opção para a sua HOSPEDAGEM na cidade! •••



Até a próxima viagem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios...? Participe comentando aqui! =)