sábado, 18 de novembro de 2017

DIRETO DA ESTRADA - Os sabores da "terrinha" (PORTUGAL)

Caros viajantes!

Terminada a etapa que foi, talvez, o ponto mais alto da Euromadness (Suíça e Liechtenstein), voei de Zürich pra Lisboa, a capital de Portugal! 😃

A pitoresca região da Ribeira e a impressionante ponte Luis I, de 2 "andares", em Porto
Passei quase 1 semana no país, onde explorei Lisboa, Sintra, Coimbra e Porto, além de ter dado uma passeada rápida por Cascais e Vila Nova de Gaia.

3 cartões postais de Portugal em 1 foto! Da esquerda pra direita: o Monumento Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa; a ponte 25 de Abril ("irmã" da Golden Gate, em San Francisco - EUA); e ao fundo, pequenininho, o Cristo Rei da cidade de Almada ("irmão" do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro)!
Já no 1º dia na "terrinha", uma coisa simples que chegava a ser engraçada, porque me deixou muito feliz, era o fato de que depois de ter viajado por 32 países na minha vida, era a primeiríssima vez que eu estava no exterior e podia falar com os nativos usando a minha 1ª língua!! Hahaha... E estar na Europa e ler todas as placas em português também era algo muito louco! 😂

No Miradouro Portas do Sol (um dos vários mirantes de Lisboa), com a cara de quem está em casa! 😃
Foi muito legal ver que o país está bonito, bem cuidado e sobretudo moderno - diferente do que meus pais, que haviam estado lá há exatos 30 anos, diziam (apesar de que mesmo assim, eles gostaram bastante de Portugal)! Portanto, tal como ocorreu com a Croácia, é bem visível que o país ganhou muito ao entrar na União Europeia!

Altares magníficos são uma coisa que não falta em Portugal! À esquerda, um dos vários da igreja de São Roque, em Lisboa, e à direita, um da catedral da Sé Nova, em Coimbra
A propósito, Portugal foi uma terra fértil pra recriar mais fotos de viagem do meu pai - na verdade, pela 1ª vez, fotos que ele tirou da minha mãe!
Além disso, esse destino também foi especial porque, quando eu viajo, sempre compartilho as coisas "ao vivo" com a minha mãe (pelo Whatsapp), e essa foi a 1ª vez em que eu estava em um país que ela conhecia e eu não!

Torre de Belém, em Lisboa
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa
Outra coisa que merece destaque na "terrinha" é a comida e o vinho... A culinária portuguesa é a cozinha internacional mais próxima da nossa boa e velha comida brasileira, e na Europa, Portugal foi o único país em que eu encontrei um restaurante brasileiro do tipo "sirva-se à vontade", e que ainda tinha CHURRASCO e FEIJÃO PRETO! Pra mim, que acabava de chegar da caríssima Suíça, onde tinha passado 3 dias almoçando e jantando kebabs e Mc Donald's, aquilo foi simplesmente sensacional!! Hahaha... Além disso, em Porto, participei de uma bela degustação de Vinho do Porto, e em Lisboa, tomei o melhor vinho da minha vida num jantar na casa da família do Gui, um amigo brasileiro que mora na cidade e eu não via há alguns anos - foi o 5º reencontro da Euromadness! 😃

Porto, a cidade de um dos vinhos mais famosos do mundo
Por tudo o que falei até aqui, com certeza deu pra perceber que para nós, brasileiros, estar em Portugal é meio que como estar na nossa casa, mas na Europa! Tudo tem um sabor familiar - e não estou falando só de comida e bebida, mas também da língua, do clima, da natureza, da História, do jeito das pessoas, etc... E isso é MUITO legal! 😃

Jardins da Quinta da Regaleira, em Sintra
Lisboa foi a cidade que mais gostei. Fiquei num hostel excelente (que já ganhou o prêmio de melhor DO MUNDO algumas vezes!), e só não tive tempo de atravessar a ponte e visitar o Cristo Rei na cidade de Almada, do outro lado do Rio Tejo. Fora isso, conheci tudo e mais um pouco, e os destaques do 1º dia foram (em ordem de visitação):

O Museu Arqueológico do Carmo está instalado nas ruínas de uma igreja antiquíssima de Lisboa, e tem no seu acervo duas macabras múmias de crianças incas! 😲
A grandiosa Praça do Comércio, com a estátua de D. José I
O antigo e colorido bairro de Alfema, que é CHEIO de ladeiras!!
Vista de outro mirante lisboeta. No canto superior esquerdo, o milenar Castelo de São Jorge
No 2º dia em Lisboa, continuei andando grandes distâncias, mas pelo menos dessa vez não haviam as ladeiras sem fim do 1º dia! Hahaha... Os destaques foram (também em ordem de visitação):

A estonteante igreja do Museu Nacional do Azulejo...
... Talvez o único museu do mundo onde a temática principal (os azulejos) NÃO é a maior atração!! Hahaha... Além da igreja, olha essa sala!! 😲
O imenso Mosteiro dos Jerónimos e sua incrível igreja de pedra
Consegui um ingresso pra uma partida da UEFA Champions League com esse amigo que fiz no hostel! Fomos assistir Benfica vs Manchester United no famoso Estádio da Luz, mas o jogo foi bem mais ou menos... 1 a 0 pro time inglês, com gol de bola parada. O time do Benfica é horrível, e o Manchester também não está grandes coisas! Mesmo assim, valeu a experiência 😃

No 3º dia, fiz uma "day trip" organizada pelo próprio hostel de Lisboa. Fomos pra cidade de Sintra, com seus belos parques e castelos...

A Quinta da Regaleira é uma propriedade secular em Sintra, que conta com um palácio, enormes jardins, lagos, grutas e labirintos... Muito bonita e interessante! À direita, é um laguinho coberto com uma camada de algas (ou seriam musgos?), que mais parece um tapete sobre a água! 😃
Consegue adivinhar o que é isso??
O colorido Castelo da Pena, em Sintra, me pareceu aquelas construções do Hopi Hari! Hahaha 😂
... E depois visitamos o bonito Cabo da Roca (o ponto mais ocidental da Europa) e fizemos uma parada na Praia do Guincho, em Cascais... Mas como o tempo estava meio fechado, não deu pra aproveitar muito!

Sim, tem uma pessoa fazendo slackline ali... E ela caía toda hora!! Mas tinha um cabo segurando 😌
De Lisboa, fui de trem pra Coimbra. Quis visitá-la porque, além de estar no meio do caminho entre Lisboa e Porto (as duas maiores cidades portuguesas), é lá que fica a tradicional Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que tem mais de 600 anos e é considerada a "irmã mais velha" da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (o famoso Largo São Francisco), onde eu estudei! 😃

Visitando a filial da minha faculdade... Hahaha!
Achei Coimbra mais ou menos parecida com Ouro Preto (MG), por causa da arquitetura, das ladeiras, de algumas igrejas riquíssimas (embora na cidade brasileira tenha mais), e do fato de ser uma cidade universitária. Lá, o tempo meio ruim que eu tinha pego a partir do 2º dia em Lisboa continuou, mas assim como na capital portuguesa, não chegou a comprometer o passeio.

Coimbra
De Coimbra, peguei outro trem pra Porto. Tendo como referência Lisboa, achei a cidade "ok" no 1º dia; ela é bem menor que a capital, e é menos bonita... O que de forma alguma quer dizer que seja feia!

Azulejos por toda parte! À esquerda, a estação de trem principal de Porto; à direita, a Capela das Almas
Tirei aquela foto mais pra cima, com a legenda "Porto, a cidade de um dos vinhos mais famosos do mundo", do topo da Torre dos Clérigos - que é essa aqui!
A Livraria Lello, em Porto, certamente deve ter inspirado o Castelo Rá Tim Bum! Hahaha 😄
Prefeitura de Porto. Estava havendo um protesto silencioso de parentes das vítimas dos recentes incêndios florestais em Portugal, que dizem ter sido criminosos. Muito tocante...
Ja no 2º dia em Porto, fui pra parte mais famosa da cidade: a Ribeira, que são as redondezas das margens do Rio Douro... E aí sim gostei mais, porque ali é realmente bem pitoresco - vide a foto de abertura do post! 😊

Sé do Porto
Palácio da Bolsa
Também atravessei à pé a famosa ponte Luis I e dei uma passeada na cidade que fica do outro lado do rio: Vila Nova de Gaia, que é onde está a maioria das caves (tipo de armazéns) em que o Vinho do Porto fica guardado, em imensos tonéis. Lá que fiz a degustação da qual falei anteriormente, na cave da Cálem - onde também há um museu interativo bem legal sobre o vinho!

É a partir de Vila Nova de Gaia que se tem a melhor vista de Porto!
De Porto, fui de ônibus para o país onde a Euromadness começou (Espanha), pra explorar mais 3 cidades antes de voltar ao Brasil... Mas isso é assunto pra depois!

••• "Partiu Portugal"?! Então agora encontre AQUI as melhores opções de HOSPEDAGEM em Lisboa, Sintra, Cascais, CoimbraPorto e Vila Nova de Gaia! •••