segunda-feira, 30 de outubro de 2017

DIRETO DA ESTRADA - "La dolce vita", pt. 2 (ITÁLIA)

Caros viajantes!

Como expliquei no artigo anterior ("La dolce vita", pt. 1), a 2ª parte da Euromadness foi totalmente dedicada à Campania, uma região no sul da Itália que eu já conhecia parcialmente e onde, dessa vez, fiquei morando por algumas semanas, enquanto estudava italiano - mais precisamente, na apaixonante cidade de Sorrento!

Hoje vou falar dos 4 destinos finais que conheci nessa área, que, ao contrário dos 4 do post anterior, eram todos inéditos pra mim: 3 cidades da famosa Costa Amalfitana (Amalfi, Ravello e Positano) e a tradicionalíssima capital da Campania: Napoli! 😃

A linda e pitoresca Positano, na Costa Amalfitana
Usei o 1º domingo inteiro que tive por lá pra conhecer a maior parte da Costa Amalfitana. Minha ideia inicial era alugar um carro e percorrer a sua totalidade em 1 dia, voltando à noite pra Sorrento. No entanto, acabei pensando bem e percebi que esse não seria um bom plano, então fui de ônibus... E foi MUITO melhor!!

A estrada da Costa Amalfitana não é longa, mas o percurso é bem demorado por ser absurdamente sinuoso! Além disso, você dirige o tempo todo à beira de penhascos e só há uma via que vai e outra que vem, sendo que há trechos tão estreitos, que só um veículo pode passar - o que frequentemente trava o tráfego e gera discussões entre as pessoas! Sem contar que os motoristas italianos são mundialmente famosos por suas barbeiragens...

Tudo isso torna a experiência muito estressante pra quem dirige, além de que, quem está no volante, não consegue apreciar as paisagens deslumbrantes, pois tem que ficar 100% focado na estrada! Assim, pegar um dos vários ônibus que circulam entre as cidades da região acaba sendo a melhor opção, já que além de ser mais barato, você se livra de todas essas preocupações e aproveita o visual fantástico numa boa!

Em algum lugar da fascinante estrada da Costa Amalfitana (tirei essa foto da janela do ônibus!)
Como acabei saindo de Sorrento meio tarde (por volta do meio dia), calculei que ficaria muito apertado pra ir às 3 cidades que eu queria conhecer, então passei reto por Positano (a mais próxima de Sorrento) e deixei pra visitá-la durante a semana, numa tarde... A propósito, sim, as cidadezinhas da Costa Amalfitana são bem pequenas e nenhuma delas requer mais que algumas poucas horas pra ser explorada!

Parei então em Amalfi, que é a maior das 3, onde almocei, dei uma passeada pela orla e visitei o Duomo (catedral) de lá, que é MUITO bonito e bem diferente de todos os outros que eu já tinha conhecido!

A singular catedral de Amalfi por fora (à esquerda) e sua riquíssima cripta (à direita)
Depois, peguei outro ônibus pra Ravello, onde fica a Villa Cimbrone. Ela é um imenso jardim, com vários "ambientes" diferentes, em cima dos penhascos que se encontram com o Mar Tirreno... Como você pode imaginar, ESPETACULAR!! Com certeza, foi o jardim mais lindo em que eu já estive!

Vista a partir da entrada da cidade de Ravello, na Costa Amalfitana
Entrando na Villa Cimbrone, em Ravello...
Uma das vistas espetaculares da Terrazza dell'Infinito, na Villa Cimbrone...
... Que é esse terraço aqui!
Passeando pelos jardins da Villa Cimbrone
Pra voltar a Sorrento, foram 2 outros ônibus e mais algumas horas de estrada, mas as paisagens que surgem a cada curva te deixam vidrado e você acaba nem se cansando! 😃

Voltando pra Sorrento, tirei mais essa foto da janela do ônibus... Era fim de dia e havia uma névoa que deixou o mar e o céu da mesma cor! Não dava pra saber onde um terminava e o outro começava... Parece que aquela ilha está "voando"!! 😃
Alguns dias depois, durante a semana, fui então a Positano. É, talvez, a cidade mais pitoresca da Costa Amalfitana, com suas casinhas coloridas "empilhadas" nos morros e uma das únicas praias um pouco maiores de toda a região, com partes de areia escura e outras de pedra. Bonita pra caramba, mas só tem um problema: subir todas aquelas escadas INFINITAS pra ir embora!! Hahaha...

Positano vista a partir de sua praia principal...
... Praia principal de Positano vista de um caminho na rocha que a separa da prainha de Fornillo...
... Fornillo vista do mesmo caminho da foto anterior...
... E finalmente, curtindo a praia em Fornillo! 😃
E, no fim de semana do meu aniversário (08/10), finalmente fui conhecer a maior cidade do sul da Itália: a tão famosa - para o bem e para o mal - Napoli! 😃

As enormes Piazza del PlebiscitoBasilica Reale Pontificia San Francesco da Paola, em Napoli
Fui numa sexta-feira à tarde, de trem, e voltei no domingo à noite pra Sorrento. Me programei desse jeito pra poder explorar a cidade e de quebra passar meu aniversário com 2 amigas do meu 1º intercâmbio (em Buenos Aires), 7 anos atrás! Uma é napolitana mesmo e eu não a via há 6 anos (a Ilaria), e a outra é francesa e eu não via desde os tempos de Argentina (a Astrid); ela voou de Paris pra lá só pra nos encontrar, sendo que as duas também não se viam há 7 anos!

Foi extremamente divertido reencontrá-las!! Lembramos de muitas histórias, demos muitas risadas e a Ilaria levou a gente na pizzaria mais tradicional de Napoli (que é a cidade onde nasceu a pizza!)... FANTÁSTICA!! Disparada a melhor que comi na Itália, e uma das melhores que comi na vida! Depois fomos pra um bar/balada bem legal, com mais 3 amigos italianos da Ilaria (e gente finíssima, como todo bom italiano do sul)!

Em relação à cidade, Napoli foi mais uma grande surpresa da viagem. A fama da cidade é ruim e a maioria dos turistas passa reto por ela (eu mesmo fiz isso há 3 anos!), porque muita gente diz que é feia, suja, pobre, caótica, etc... Mas menos, BEM menos!!

Uma das primeiras coisas que eu vi em Napoli já me deixou surpreso: a estação Toledo do metrô, justamente onde eu tinha que descer pra ir até o meu hostel...
... E o primeiro ponto turístico que eu visitei em Napoli, também! Essa é a Galleria Umberto I, "irmã" da Galleria Vittorio Emanuele II, de Milão! 😃
Napoli realmente pode não ser bonita, bem cuidada e limpa como muitas outras cidades italianas são... Mas até nisso há um certo charme! Andar por suas ruas é uma experiência diferente, extremamente pitoresca, e é injusto dizer que toda a cidade é decadente, porque não é! Há, sim, partes bem bonitas, com pontos turísticos imperdíveis, além do fato que esse é um lugar que respira e transpira História, desde os tempos romanos até os da Máfia, passando pela Idade Média (que por sinal, rendeu a Napoli castelos com vistas sensacionais e igrejas magníficas)!

O Castel dell'Ovo, em Napoli, foi construído em cima do mar há quase 900 anos! 😲
Vista de Napoli a partir do teto do Castel dell'Ovo. Ao fundo, no topo da colina, o Castel Sant'Elmo!
Napoli e metade de sua baía, vistas a partir do Castel Sant'Elmo. Ao fundo, o vulcão Vesúvio!
A outra metade da Baía de Napoli, vista do mesmo lugar da foto anterior. Ao fundo, a ilha de Capri!
Igreja de Gesú Nuovo, em Napoli: "nível Vaticano"!! 😲
Cúpula do Duomo (catedral) de Napoli
Há ainda o grandioso Museo Archeologico Nazionale (o maior do tipo na Itália), o lindo Parque de Capodimonte (no qual fica o importante museu de arte de mesmo nome), as esculturas inacreditáveis da Cappella Sansevero (onde não é permitido tirar fotos... 😒), e é claro, a deliciosa culinária local! 😃

Sarcófago e múmia egípcia no Museo Archeologico Nazionale, em Napoli
Um dos vários mosaicos com milhões de pecinhas retirados de Pompéia, no Museo Archeologico Nazionale! 😲
A impressionante escultura romana Toro Farnese, no Museo Archeologico Nazionale
Um salão do Museo Archeologico Nazionale
Um salão do Museo di Capodimonte, no parque de mesmo nome. A menina andando ali no fundo é a minha amiga francesa!
Quanto à cidade ser supostamente "perigosa", a verdade é que, infelizmente para nós, brasileiros, os estrangeiros não têm noção do que é um lugar realmente inseguro... Ouvi os mesmos alertas quando fui pra vários lugares do mundo, e nunca me aconteceu nada, nem eu vi acontecer com alguém! Portanto, pode ir pra lá e comer sua pizza napolitana tranquilo...

Zona portuária de Napoli
Depois de mais esse "rolê", ainda tive mais 1 semana em Sorrento, mas como já tinha feito e visto tudo o que queria na região, passei o tempo basicamente correndo atrás das muitas coisas que precisava pra 3ª e última parte da Euromadness, que começaria logo no fim de semana seguinte - até então, eu só tinha as passagens aéreas compradas! Foi bem corrido, mas no fim deu tudo certo...

... E assim terminou a 2ª parte dessa "loucura" europeia!! 😊

••• "Partiu Campania"?! Então agora encontre AQUI as melhores opções de HOSPEDAGEM em Amalfi, Positano, Ravello e Napoli! •••