sábado, 19 de agosto de 2017

UMA LISTA - Os 10 maiores PERRENGUES em viagens... (pt. 1)

Nunca pensei que por causa desse paraíso, eu quase conheceria... O Paraíso! 😲
Caros viajantes!

Já dizia o velho ditado: Nem tudo são flores... 😂

Por mais que a gente se planeje e se prepare, sempre estamos sujeitos a imprevistos quando viajamos. A verdade é que na vida, de um modo geral, bem poucas coisas estão sob nosso controle, mas às vezes só nos damos conta disso quando algo ruim e inesperado acontece!

E pode ter certeza: você JAMAIS encontrará alguém que viaja bastante e que nunca passou por no mínimo um perrengue feio... Tá se identificando? Bem-vindo(a) ao time! Hahaha...

Hoje resolvi, então, listar os maiores desses problemas que tive em viagens. Houve outros, mas esses são os principais. Alguns são situações tragicômicas, daquelas que na hora são terríveis, mas que depois viram histórias pra contar dando risada; outros foram sustos mais sérios, mas felizmente, no fim nada realmente grave aconteceu!

Pra ficar mais fácil de lembrar, coloquei em ordem cronológica, e pra que o post não fique muito grande, dividi em dois artigos.

Então, aqui vai a 1ª parte dos meus 10 maiores perrengues em viagens:

1 - UM MIJÃO EM NEW YORK: Já vou começar pela história mais constrangedora! Hahaha... Eu tinha 12 anos e estava com minha família no barco que leva até a ilha da Estátua da Liberdade. Antes de partir eu já estava bem apertado, mas resolvi segurar e usar o banheiro do barco... No entanto, logo após zarparmos, descobri que ele não tinha banheiro!! O trajeto demorava um pouco e não dava tempo de chegar na ilha, porque minha bexiga ia explodir! Segurei o máximo que deu, até que o desespero foi tamanho, que eu subi no deck (cheio de gente) e me espremi num espaço que não devia ter mais que 30cm de largura, entre a cabine de comando e um outro compartimento. Fiz minha mãe e minha irmã vigiarem e fiquei uns 2 minutos aliviando ali mesmo! Porém, quando saí, vimos que o tal compartimento era suspenso do chão, e com o balanço do barco, todos aqueles litros de xixi começaram a vazar e se espalhar por todo o chão do deck!! Todo mundo começou a estranhar e olhar pra mim, e eu entrei em pânico... Assim que o barco atracou, saí correndo sozinho para a ilha, que nem um foguete, com medo de me pegarem! Hahaha... Me escondi numa árvore e via, de longe, minha família me procurando, mas só os chamei muito tempo depois, quando eles passaram perto de mim! Aí fizemos todo o passeio com receio de algum tripulante ou policial vir atrás de mim ou do meu pai, mas no fim conseguimos retornar pra Manhattan sem maiores problemas... Ufa!! 😂

Mau humor no barco para a Estátua da Liberdade? Não, eu estava segurando o xixi mesmo (e prestes a passar uma das maiores vergonhas da minha vida)! 😂

2 - PEGANDO O ÔNIBUS ERRADO E INDO PARAR NA PQP: Isso aconteceu duas vezes.
Na primeira, eu era recém-chegado a Buenos Aires (fiz um intercâmbio universitário lá) e, saindo da faculdade, pedi informação pra um cara sobre como poderia chegar onde eu morava. Ele indicou um ônibus e eu fui. Seria um trajeto de uns 15 minutos, mas comecei a estranhar porque não estava passando por nenhuma rua conhecida. E o tempo foi passando... Uma hora depois, não tinha mais ninguém dentro do ônibus e ele começou a passar por uns lugares muito feios e escuros! Fui então perguntar ao motorista quando chegaríamos ao Congresso, e para meu desespero, ele falou, com um mau humor do cão: "Esse ônibus não passa pelo Congresso"! Perguntei o que eu poderia fazer e ele mandou eu descer no próximo ponto e esperar por uma linha que passava por ali e que ia até perto do Congresso. Segui a orientação dele, mas quando desci e me dei conta (?) do lugar em que eu estava, deu vontade de chorar... Isso porque na verdade, eu não tinha a MÍNIMA ideia de onde eu estava (na época não tinha celular com internet), e pra piorar, era um lugar bem sinistro, quase uma favela. Já eram umas 23h e eu estava ali, sozinho e com uma fome absurda. Fiquei no ponto por meia hora, me borrando de medo, até que finalmente passou o tal ônibus e eu encarei mais 1h de viagem, até finalmente chegar em casa. Depois procurei no mapa onde eu tinha estado, e seria mais ou menos equivalente a dizer que eu estava em São Paulo, na Av. Paulista, e queria ir até Pinheiros, mas fui parar em Itaquera!! 😲
A segunda vez foi na Costa Rica e me custou um dia inteiro da curta viagem que eu fiz pelo país. Como expliquei nesse post, eu não tive tempo pra me planejar direito, e no primeiro dia me informei sobre como poderia ir para o Vulcão Poás, que fica mais ou menos perto da capital San José (onde eu estava). De novo, me indicaram um ônibus errado e eu perdi horas atravessando duas cidades zoadas (Alajuela e Heredia) à toa. Depois troquei para o ônibus certo, mas quando finalmente comecei a me aproximar do parque nacional onde fica o vulcão, já começava a anoitecer. Por causa do "trauma" de Buenos Aires, desisti e tive que fazer todo o caminho de volta, sem visitar o vulcão... E no dia seguinte, acertei o caminho e cheguei lá, mas tinha tanta neblina que eu não consegui ver quase nada! 😞

Tanto perrengue pra no fim ver... Isso!! 😞

3 - FICANDO SURDO E TRINCANDO A COSTELA NA MESMA SEMANA: Logo no início do meu segundo intercâmbio, em San Diego (EUA), aconteceram vários incidentes - ainda bem que depois, as coisas se normalizaram!! Dois deles me fizeram ir ao hospital (graças a Deus eu tinha seguro saúde)... O primeiro foi uma coisa totalmente estúpida: eu resolvi tomar um banho de banheira, afundei a cabeça e entrou muita água nos meus ouvidos. Não saía de jeito nenhum, e quando fui passar cotonete, piorou! Senti meus ouvidos "taparem", mas como já estava tarde, fui dormir daquele jeito mesmo. Quando acordei, estava quase totalmente surdo e com uma sensação muito incômoda de água dentro da cabeça! Tive que ir para o hospital e fui atendido por um enfermeiro sem noção, que ficou enfiando uns instrumentos de metal nos meus ouvidos e me fez GRITAR de dor!! Me deram uns remédios pra pingar por uma semana, mas não ajudou muito. Depois de uns dias, voltei ao hospital, não só porque os ouvidos ainda estavam ruins, mas porque eu tinha ido jogar futebol na praia e um árabe FDP do outro time me deu uma cotovelada que me fez ver estrelas... Aí, um clínico geral me examinou e soltou duas bombas: a pancada tinha trincado uma costela, e meus tímpanos poderiam estar furados!! Foi desesperador! Ele mandou não fazer esforço e continuar pingando o remédio, e caso não sarasse, eu teria que retornar. Mas felizmente, em 3 dias os ouvidos desentupiram e a audição voltou ao normal! Já a dor na costela demorou umas 3 semanas pra sumir, mas mesmo assim não precisei ir mais ao hospital... Ufa!!

Era pra ser só uma inocente partida de beach soccer... (sou eu com a bola)

4 - CAINDO NUM BUEIRO NO 1º DIA DE VIAGEM: Logo no primeiro dia após o fim do meu curso em San Diego, eu iniciei uma viagem de mais de 1 mês pela Califórnia e América Latina... E logo nele, sofri um acidente em que milagrosamente não quebrei nada - o que ferraria com toda a viagem!! Fui pra Long Beach visitar um brother americano do intercâmbio de Buenos Aires, que morava nessa cidade ao sul de Los Angeles. Estávamos andando na frente do famoso navio Queen Mary, que fica atracado lá, olhando pra ele; de repente, eu simplesmente caí num buraco enorme que havia no chão! Acho que estavam construindo um bueiro ali, mas não deixaram nenhuma sinalização! Minha "sorte" foi ele não ser mais profundo (mas eu só fiquei com os braços e a cabeça pra fora!), e eu ter caído de pé. Ralei bem as mãos e bati a coxa tão forte em algo dentro do buraco, que mesmo com a calça jeans protegendo, a pele saiu e eu fiquei com um hematoma enorme, que depois virou uma marca que só sumiu totalmente depois de 1 ANO! Na hora, a situação foi tão bizarra que, mesmo com a dor, eu e o meu amigo tivemos uma crise de riso, e só depois de uns minutos que conseguimos parar de rir e ele me ajudou a sair do buraco! Hahaha... Até hoje lembro dele falando: "Cara, eu estava andando do seu lado e de repente você simplesmente... Sumiu!!" 😂

Minha coxa, alguns dias depois do acidente em Long Beach...

5 - "QUASE MORTE" NO MAR DO CARIBE: Essa foi séria. E aconteceu na mesma viagem dos dois itens anteriores... Eu já tinha feito todos os passeios que queria na região de Cancún (México) e resolvi tirar meu último dia na cidade pra ficar apenas relaxando na praia. Deixei tudo no hostel e fui sozinho pra uma praia mais distante. Era fim de tarde de um domingo fora de temporada, então não havia ninguém lá. Eu ainda não tinha almoçado e estava com uma ressaca desgraçada da balada da noite anterior, então resolvi entrar na água pra dar uma acordada. O Mar do Caribe é maravilhoso! Eu simplesmente esqueci da vida e fui nadando de um tom azul até o outro. Já fazia um tempo que não dava mais pé e eu estava cansado de nadar, mas quando olhei pra trás pra começar a voltar, vi que eu estava BEM longe da praia... A correnteza tinha me puxado sem eu perceber! Aí eu, que já estava quase sem fôlego, tentava nadar e não só não saía do lugar, como às vezes era puxado mais para o fundo! Não tinha ninguém na praia pra ajudar e eu comecei a ficar desesperado... O ar não vinha mais e minha visão começou a embranquecer! Eu estava realmente MAL. Já no limite da força, comecei a falar em voz alta: "Meu Deus, me ajuda... Não posso morrer aqui!". Ninguém no mundo sequer sabia que eu estava ali! Foi aí que eu tenho certeza que Ele me ouviu e me salvou - e desde então eu sou grato por isso. Apesar da correnteza, o mar estava calmo, mas nesse momento começaram a vir algumas ondas... Com cada uma delas, eu nadava junto o máximo que podia, e lentamente fui conseguindo voltar pra uma área onde dava pé. Quando cheguei nela eu já estava quase desmaiando, mas resisti pensando que o pior já tinha passado! Aí consegui começar a caminhar, e quando cheguei na areia, eu desabei. Não cheguei a perder os sentidos, mas devo ter levado uns 15 minutos pra parar de engasgar, soluçar e de respirar como um asmático... Foi terrível! Depois, fui quase me arrastando até um restaurante e comi um prato gigante de nachos pra me recompor 😂

Essa realmente foi quase a última foto da minha vida!! 😲