segunda-feira, 8 de maio de 2017

MINI GUIA - Praias de SAN DIEGO (EUA)


Caros viajantes!

Inaugurando o blog (já que o post anterior foi apenas uma apresentação), trago um de vários MINI GUIAS que eu ainda vou publicar aqui no CM! 😃

Esse foi um jeito prático que eu encontrei de orientar amigos que me pedem dicas de um destino que eu conheço bem. Como gosto de escrever, antes eu redigia longos e elaborados e-mails pra eles, mas logo percebi que resumir toda a informação útil, na forma duma lista, é mais didático e fácil, tanto pra mim quanto pra quem lê. Ainda, com os mini guias, eu compilei e organizei tudo o que já tinha produzido sobre determinado destino em textos esparsos, tornando o material uniforme.

Pra começar, eu pensei num destino especial: San Diego, na Califórnia! Tenho um carinho enorme por essa cidade, pois há alguns anos tive o privilégio de morar lá por uns meses e, na minha opinião, esta é uma das melhores cidades do mundo pra se viver - opinião compartilhada pelos milhares de brasileiros que anualmente a conhecem e, principalmente, a escolhem pra fazer intercâmbio!

Mas vou deixar pra abordar esse e outros aspectos de "SD" em posts futuros, porque tem muita coisa pra falar de lá e um mini guia completo da cidade resultaria num post muito extenso, o que não é adequado para o formato de blog. Portanto, neste aqui, vou focar apenas em um tema, que interessa a 99,9% das pessoas: PRAIAS! 😃

Embora alguns pequenos trechos do litoral de SD tenham denominações específicas, todos eles estão dentro das áreas das praias principais, que, no sentido sul-norte, são as seguintes:

- CORONADO: localizada na ilha de mesmo nome, que é conectada ao continente por uma extensa ponte, esta é a praia mais "chic" de SD. Nela fica o famoso e centenário Hotel Del Coronado (faça sua reserva AQUI!), que parece um castelo com estilo peculiar - vide a foto de abertura do post. Por ser mais vazia que as outras praias da cidade, é ótima pra relaxar - a não ser que seja dia de exercícios militares na base vizinha à praia! Numa das vezes em que fui a Coronado, havia vários aviões-caça e helicópteros do Exército dos EUA pousando e decolando dali, e o barulho era quase ensurdecedor... Mas mesmo assim, foi divertido presenciar essa cena inusitada!

Uma típica "casinha" de salva-vidas californiana em Coronado, com o "Del" ao fundo

- OCEAN BEACH: com sua atmosfera meio "hippie", "OB" é, de certa forma, uma miniatura da famosa Venice Beach de Los Angeles, porém bem menos movimentada. Inclusive, não é difícil que você consiga até se "isolar" na parte da praia que faz uma curva em direção ao Rio San Diego, pois a faixa de areia ali é bem larga e costuma ter bem pouca gente. Outros atrativos são o píer, incrivelmente extenso e bastante utilizado por pescadores, e a proximidade com os Sunset Cliffs ("Penhascos do Pôr-do-Sol"), que provavelmente são o melhor lugar de SD pra apreciar esse espetáculo da natureza!

"Hi!", disse a gaivota do píer de Ocean Beach
Contemplando o pôr-do-sol nos Sunset Cliffs, ao lado de Ocean Beach...

- MISSION BEACH / PACIFIC BEACH: a divisão é apenas formal, pois uma é continuação da outra. Há um calçadão que percorre ambas, muito usado por esportistas. São as praias mais cheias e agitadas de SD, com muita gente jovem e várias lojas, restaurantes, bares e baladas na orla. A propósito, o destaque de Mission é a Wave House, um incrível complexo ao lado do parque de diversões Belmont que contêm todas essas coisas, além de um palco para shows e até um simulador de tubos (aquele tipo de onda em que o surfista "passa por dentro" dela)! Recomendo especialmente as festas que ocorrem em todos os domingos do verão, de manhã até à noite - são imperdíveis! Já em "PB", certamente a principal atração é o belo Crystal Pier, ideal para apreciar o fantástico pôr-do-sol californiano.

Simulador de tubos da Wave House, na beira da praia, em Mission Beach! 😃
Mais um pôr-do-sol memorável, agora no Crystal Pier, em Pacific Beach!

- LA JOLLA: com um dos metros quadrados mais caros dos Estados Unidos, essa região cheia de mansões e lojas "chic" tem ainda uma geografia privilegiada, pois fica em cima de penhascos que são recortados por falésias, cavernas e pequenas enseadas, frequentemente visitadas por leões-marinhos! Todo esse conjunto, ao qual se somam as vistas incríveis, acaba sendo até mais atraente que as próprias praias de La Jolla, que apesar de bonitas, são um pouco "apertadas" e, em alguns pontos, têm mais pedras que areia. De qualquer forma, La Jolla é imperdível, e um lugar não muito conhecido que eu recomendo visitar é a Sunny Jim Cave, uma pequena e linda caverna no nível do mar cuja entrada tem o formato duma cabeça humana, vista de perfil! Ela é acessada através de um túnel que sai de dentro de uma loja, chamada Cave Store.

Uma das praiazinhas da "chic" La Jolla
A incrível Sunny Jim Cave, em La Jolla!

- BLACK'S BEACH: "save the best for last"! Black's pertence a La Jolla, mas por ser afastada, diferente das demais e ainda por eu considerá-la a melhor praia de San Diego, merece um item à parte! Não é todo mundo que a conhece, por causa de seu isolamento e do seu acesso um pouco difícil, que é feito a partir de um campo de pouso e decolagem de parapente, localizado na beira de um penhasco; dali, sai uma escada sinuosa e irregular que desce pela falésia até "láaaa" embaixo, e a visão progressiva que você vai tendo da praia, conforme vai se aproximando, dá a sensação de se estar chegando num paraíso: Black's tem uma areia incomum, bem mais escura que o normal... E poucos frequentadores! Todo esse cenário forma uma paisagem absolutamente sensacional. Uma curiosidade é que o nudismo é permitido (mas não é obrigatório - e nem há tantas pessoas que o praticam). Perto dali, há ainda o Torrey Pines State Park, com suas belas trilhas e vistas.

Bancando o Cristo Redentor em Black's Beach
Iniciando a descida (sim, descida!) para o paraíso...
Agora, bancando "O Náufrago" em Black's Beach - até o Wilson está ali! 😄

Por fim, vale avisar que em SD, não é permitido consumir bebidas alcoólicas nas praias e ruas... Mas com tantos lugares incríveis pra explorar e curtir, isso não chega a ser um problema, não é mesmo?! 😉



••• E agora que você já conhece bem o litoral dessa cidade fantástica, encontre AQUI a melhor opção para a sua HOSPEDAGEM em San Diego! •••



Até a próxima viagem! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, críticas, elogios...? Participe comentando aqui! =)